PERGUNTAS FREQUENTES

O que é o Pense Agro?

Uma maratona de inovação que tem como objetivo principal buscar soluções criativas para melhorar os procedimentos nos colégios agrícolas e na agricultura familiar. O evento será online e irá acontecer entre os dias 21, 22 e 23 de agosto.

O que é um hackathon?

Uma maratona que conecta pessoas, empresas e comunidades com o mesmo objetivo: resolver desafios. Profissionais de diferentes áreas podem participar e, ao longo do evento, recebem vários conteúdos e orientações para desenvolver suas ideias.

Como funciona um hackathon virtual?

Totalmente online, ou seja, cada participante estará na sua própria casa. O hackathon tem um cronograma de etapas que inclui palestras e entregas que precisam ser realizadas. Usaremos a plataforma Discord como plataforma de comunicação e mentoria durante o hackathon.

Como eu posso participar do hackathon?

Você pode se inscrever para participar de três formas:

1. Participante: Compondo um time e resolvendo os desafios;

2. Monitor: Acompanhando de perto alguns times, oferecendo feedbacks, auxiliando no que for necessário e fazendo a conexão com mentores;

3. Mentor: Oferecendo mentoria para os times que tiverem dúvidas pontuais dentro da sua área de atuação.

Apenas quem é do Paraná pode participar?

Não. Pessoas de qualquer parte do país e do mundo são bem-vindas para participar.

Tem algum custo para participar?

Não tem custo. É gratuito para todos os participantes.

Quem pode participar?

O Hackathon Pense Agro é direcionado a mentes criativas com espírito transformador. Queremos reunir estudantes do ensino técnico agrícola, universitários e profissionais do mercado de diferentes habilidades. Ou seja, professores, estudantes, pesquisadores, profissionais de agronomia, negócios, UX/Design, desenvolvimento, programação, engenharias, etc, esperamos por vocês :)

Como eu posso participar?

Basta fazer a sua inscrição no site www.penseagro.pr.gov.br até o dia 16 de agosto

Preciso ter um time para me inscrever?

Não. Você pode se inscrever sozinho e durante a montagem dos times conhecerá outros participantes para que possa formar a sua equipe. Fique tranquilo (a) pois terá o momento certo para isso e nós iremos te orientar no que precisar.

Já tenho um time fechado, como eu me inscrevo?

Todos os integrantes do time devem realizar a inscrição de forma individual. No período de montagem dos times, você terá a oportunidade de se unir aos seus colegas.

Quantos integrantes os times devem ter?

No mínimo 3 e no máximo 6 participantes por equipe. Lembrando que obrigatoriamente o seu time precisa ter pelo menos 2 estudantes do Centro Estadual de Educação Profissional Newton Freire Maia. Durante a montagem dos times, você saberá quem serão os alunos disponíveis para adicionar ao seu time.

Quando o Hackathon vai acontecer?

A montagem dos times acontece entre os dias 18 e 20 de agosto e o Hackathon online acontece de 21 a 23 de agosto. Você terá três para trabalhar remotamente e criar uma solução ao desafio. Lembre-se de ficar atento ao seu e-mail, nos comunicaremos com você por lá.

Quando as inscrições começam e terminam?

As inscrições estão abertas e encerram no dia 16 de agosto.

O que esperamos dos candidatos?

Estamos à procura de idéias ousadas e inovadoras que possam ser implementadas não somente nos nos colégios agrícolas do Paraná, mas em todo o setor Agro.

Teremos algum apoio durante o hackathon?

Sim. Mentores estarão ao seu lado durante o hackathon. Eles são especialistas em diferentes áreas e os apoiarão com seus comentários e conhecimentos em vários check-ins durante os dias. Também irão acontecer talks com especialistas sobre os temas dos desafios, para que as equipes possam ter uma compreensão maior das necessidades reais que a sociedade está enfrentando.

Depois do Hackathon o que será feito com a minha ideia?

Todas as soluções propostas no Hackathon ficarão disponíveis publicamente no site do evento para que outras Escolas possam ter acesso às soluções criadas. Você pode continuar trabalhando no seu projeto, agregando pessoas ao time, ou até mesmo receber um aporte de investidores que queiram financiar a sua solução.

Existe alguma premiação?

Sim. As três melhores soluções votadas pelos jurados irão receber troféu e a seguinte premiação:

1º Lugar: Vaga No Programa Level One Do Sebrae + Premiação Pela Fetaep

2º Lugar: Cinco Horas De Consultoria Gratuita No Sebrae + Premiação Pela Fetaep

3º Lugar: Duas Horas De Consultoria Gratuita No Sebrae + Premiação Pela Fetaep

Tem certificado?

Sim, participantes, monitores e mentores recebem certificado de participação ao final do evento

Propriedade Intelectual (IP)?

A propriedade intelectual de cada projeto é de propriedade de suas respectivas equipes. As equipes que usam ativos de outra pessoa (por exemplo, bibliotecas, estruturas, código-fonte, imagens etc.) são responsáveis por respeitar os direitos de uso de cada ativo. Antes de usar, tenha 100% de certeza de que tem permissão.

Eu ainda tenho perguntas. Para quem posso perguntar?

Você pode enviar um email para contato@penseagro.pr.gov.br que iremos responder o mais breve possível.